top of page

afinal, quem foi

PAULO FREIRE?

paulo-freire_anistiado-17.jpg

        Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife, estado de Pernambuco, em 19 de setembro de 1921. Formado em Direito, tornou-se professor e atuou, entre as décadas de 40 e 60, em movimentos da Ação Católica, no Serviço Social da Indústria (Sesi), na Universidade do Recife e em iniciativas de alfabetização ligadas aos governos estaduais de Pernambuco e Rio Grande do Norte.

            Em 1963, foi responsável pelo programa de alfabetização de adultos realizado em Angicos, Rio Grande do Norte, que alfabetizou, em 40 horas, cerca de 300 pessoas. Este programa pioneiro serviu de base para o Programa Nacional de Alfabetização, que teve sua implantação abortada em função do golpe civil-militar de 1964. Embora tenha sido interrompida, a experiência de Angicos projetou Freire como educador, tornando-o reconhecido nacional e internacionalmente.

            Exilado entre setembro de 1964 e 1980, Paulo Freire viveu e trabalhou em países da América Latina, América do Norte, Europa e África. Parte importante de sua obra foi escrita neste período, em especial Educação como prática da liberdade, de 1967 e Pedagogia do oprimido, de 1969. Estas obras fundamentais renderam a Freire convites para a atuar como professor visitante na Universidade de Harvard e para ocupar o posto de consultor para assuntos educacionais no Conselho Mundial de Igrejas, cargo que ocupou entre 1970 e 1980.

            Após seu retorno ao Brasil, Paulo Freire deu continuidade a sua atuação profissional e política, tendo participado da fundação do Partido dos Trabalhadores e participando do governo de Luiza Erundina Secretário da Educação do município de São Paulo, entre os anos de 1989 e 1991, ocupado cargo professor na Universidade de Campinas e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

     A obra de Paulo Freire é reconhecida por manter um profundo compromisso com a luta pela democracia, a superação da desigualdade social e o combate a toda forma de opressão. A educação é vista por Freire como processo fundamental para a emancipação dos indivíduos, sua conscientização política para a luta e manutenção de direitos.

          A importância de sua produção é atestada pelo volume de citações às suas obras a nível nacional e internacional. Em 2016, O projeto Open Syllabus, identificou Pedagogia do oprimido como único livro de autor brasileiro que figurava entre os 100 livros mais frequentes em programas de estudo de universidades dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, ao mesmo tempo que um trabalho realizado por professor da London School of Economics identificou o mesmo livro como o terceiro mais citado em trabalhos de Ciências Humanas segundo levantamento realizado no Google Scholar, com abrangência internacional.

          Paulo Freire recebeu 48 títulos de Doutor honoris causa de universidades do Brasil e do exterior e é considerado “Patrono da educação brasileira” desde 2012.

           Faleceu em 02 de maio de 1997, aos 75 anos, em São Paulo-SP.

paulo-freire-4_edited.jpg

PARA SABER MAIS

(CLIQUE NAS IMAGENS!)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PAULO Freire Contemporâneo. Dir. Toni Venturi. Realização TV Escola/SEED MEC. [S. l.]: Olhar imaginário, 2007. (53 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5y9KMq6G8l8 . Acesso em 01 jun. 2020.

40 HORAS na memória. Dir. Passos Júnior. Realização Assessoria de Comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Angicos: TV Ufersa, 2013. (30 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PkN97kOriJc&. Acesso em: 01 jun. 2020.  

PAULO Freire: vida e obra. Série “De lá para cá”. Dir. Carolina Sá. Realização: TV Escola. [S. l.]: EBC, 2012. (25min39). Disponível em: https://tvbrasil.ebc.com.br/delapraca/episodio/paulo-freire-vida-e-obra. Acesso em: 01 jun. 2020.

AFINAL, quem foi Paulo Freire? Entrevistadores: Renata Cafardo. Entrevistado: Sérgio Haddad. [S. l.]: Estadão Notícias, 17 dez. 2019. Podcast. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DxUVdtSniKU. Acesso em 01 jun. 2020.

QUEM foi Paulo Freire. E seu trabalho como professor. Nexo Jornal, [S. l], 15 out. 2019. (8 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VjjV8ROzMho. Acesso em: 01 jun. 2020.

bottom of page